Missão de Internacionalização do Mestrado em Estudos Fronteiriços

Postado por: Samuel da Silva Souza

O Programa de Pós-graduação em Estudos Fronteiriços recebeu, nesta data, 13/02/2025, uma missão técnico-científica do Centro de Innovación y Emprendimiento Universitario (CIEU) – Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales de la Universidad Autónoma Gabriel René Moreno (UAGRM), de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia. A missão foi organizada pela Fundación Trabajo Empresa (FTE) e conduzida por Rene Salomón, Director Ejecutivo da FTE.

Participaram da missão Juan Carlos Espada Irigoyen, presidente de directorio CIEU – FCEE, Jessica Daniela Hurtado Severiche, Encargada de Proyección y Vinculación Institucional FCEE, Javier Sanchez Ávila, Responsable Empresas Junior FCEE. O Directorio Empresa Junior IMERCO se fez presente através de Rosmery Saavedra Herrera, presidente de Directorio Inmerco e de seus assessores Emilio Jaime Gutierrez Valdivia e Freddy Calustro Vega. Acompanharam a missão 18 Estudiantes Carrera Ingeniería Comercial, membros e gestores da Empresa Junior IMERCO.

No câmpus do Pantanal, os participantes foram recepcionados no Auditório do Bloco H. A diretora, do câmpus, professora doutora Andreliza Cristina de Souza fez uma fala de boas-vindas e destacou o interesse em estabelecer parcerias.  Em seguida, o coordenador do PPG Estudos Fronteiriços, Dr. Edgar Aparecido da Costa, fez a apresentação do Programa, destacando sua história, a quantidade de defesas e as principais temáticas abordadas. Apresentou os principais laboratórios e observatórios vinculados ao Programa e os projetos de destaque. Em seguida, convidou o Professor Dr. Marco Aurélio Machado de Oliveira para falar sobre sua experiência na construção e desenvolvimento do MIGRAFRON. Depois, disso, foi a vez do professor Anderson Luis do Espirito Santo apresentar o OBISFRON e os trabalhos desenvolvidos em torno dele.

Por fim, o coordenador do curso apresentou alguns trabalhos desenvolvidos no NEAP e falou, brevemente, da construção do Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira. Destacou o interesse em desenvolver parcerias e passou a palavra aos visitantes.

Os visitantes deram uma dimensão do tamanho da Facultad de Ciencias Económicas y Empresariales da UAGRM. Explicaram como funciona a Empresa Júnior a partir de sua construção histórica e pioneira em Santa Cruz de la Sierra. As alunas e novas gestoras da IMERCO fizeram sua apresentação e, posteriormente, se estabeleceu diálogos em favor de parcerias. Algumas propostas de ação foram acordadas, em consonância e parceria com a FTE.

Enfim, novos passos na construção da internacionalização.

Seguem algumas fotografias.