XX Congresso Internacional de Direitos Humanos
O XX CIDH traz como tema DIREITOS HUMANOS, DEMOCRACIA E SUSTENTABILIDADE dando continuidade aos trabalhos desenvolvidos nos anos anteriores, sendo três conceitos interdependentes e complementares que são essenciais para a promoção de uma sociedade justa, igualitária e sustentável.
Os direitos humanos são os direitos inerentes a todas as pessoas, independentemente de sua raça, etnia, gênero, orientação sexual, religião, classe social ou qualquer outra característica pessoal. Esses direitos incluem o direito à vida, à liberdade, à igualdade, à dignidade, à segurança e à participação política. A promoção e proteção dos direitos humanos é fundamental para garantir a justiça e a igualdade na sociedade.
A democracia é um sistema político que se baseia na participação popular e no respeito aos direitos humanos. Ela garante que todas as pessoas tenham voz e poder para influenciar as decisões políticas que fizeram suas vidas. A democracia é fundamental para a proteção dos direitos humanos e para garantir que as políticas públicas reflitam as necessidades e desejos da população.
Por sua vez, a sustentabilidade é um conceito que se refere à capacidade de uma sociedade de experimentar suas necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de experimentarem suas próprias necessidades. A sustentabilidade envolve a gestão responsável dos recursos naturais e a promoção do desenvolvimento econômico, social e ambientalmente responsável. A sustentabilidade é fundamental para garantir um futuro justo e próspero para todas as pessoas.
Em conjunto, os direitos humanos, a democracia e a sustentabilidade são essenciais para a promoção de uma sociedade justa, igualitária e sustentável. A garantia dos direitos humanos é a base para a democracia, que por sua vez é fundamental para a promoção da sustentabilidade. Uma sociedade democrática e sustentável só pode ser alcançada quando todos os indivíduos têm seus direitos humanos respeitados e protegidos
O XX CIDH será realizado de maneira híbrida pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), entre os dias 30 de outubro e 1º de novembro de 2023, com a parceria do Instituto de Direitos Humanos de Mato Grosso do Sul – José do Nascimento (IDHMS-JN), da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) e o apoio de várias Instituições públicas e privadas afinadas com os direitos humanos.
Para mais informações, acesse o site do evento: https://www.even3.com.br/xxcidh2023/




