Mobilidade acadêmica-Mestrado em Estudos Fronteiriços/UFMS e Universidade Nacional de Salta (Argentina)
O Programa de Mestrado em Estudos Fronteiriços já está usufruindo do convênio de cotutela internacional entre a Universidade Nacional de Salta (Argentina) e o Mestrado em Estudos Fronteiriços da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Brasil). O Referido convênio tem como objetivo promover a cooperação acadêmica entre as duas instituições. Esse acordo permite que alunos de pós-graduação realizem suas pesquisas de forma conjunta, sendo supervisionados por orientadores de ambas as universidades. Essa parceria estimula o intercâmbio de conhecimentos e metodologias de pesquisa, bem como o fortalecimento de redes acadêmicas e científicas entre Brasil e Argentina.
Convênios dessa natureza contribuem para a internacionalização dos programas de pós-graduação, proporcionando uma formação mais ampla e diversificada para os alunos e abrindo portas para novas colaborações em pesquisas relacionadas às questões fronteiriças.
A mestranda Andrea Paola Yanguas Xavier, do Programa de Mestrado em Estudos Fronteiriços, já começou sua mobilidade acadêmica na Universidade Nacional de Salta, entre diversos benefícios podemos citar: Supervisão conjunta e co-orientação do mestrado; Participação de pesquisa e atividades acadêmicas na universidade estrangeira; Atividades de intercâmbio acadêmico e cultural e o Fortalecimento da Internacionalização na Pós-graduação.