PPGEF mantém conceito 4 na avaliação quadrienal da CAPES

Postado por: JOÃO ANTONIO BRAGA GUIMARÃES

O Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços (PPGEF) manteve a nota 4 na mais recente avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), referente ao quadriênio 2021–2024, reafirmando a qualidade, a consistência acadêmica e o compromisso do Programa com a formação qualificada de pesquisadores e profissionais.

O sistema de avaliação da Capes tem como objetivo assegurar a qualidade e o aprimoramento contínuo dos programas de pós-graduação. Na modalidade profissional, da qual o PPGEF integra, o teto máximo da avaliação é a nota 5, diferentemente dos programas acadêmicos, cujo limite é a nota 7. Esse critério busca reconhecer a excelência na formação aplicada, a relevância social, a inserção institucional e o impacto direto das pesquisas e produtos técnicos na realidade social, para além da internacionalização estrita.

Nesse contexto, a nota 4 posiciona o PPGEF como um programa consolidado, com trajetória consistente, produção intelectual relevante e forte articulação com as demandas territoriais e sociais da fronteira, mantendo-se firme no aprimoramento contínuo de suas práticas formativas, científicas e institucionais.

O resultado reforça o compromisso do PPGEF com a produção de conhecimento socialmente referenciado, com impacto acadêmico e aplicado, em consonância com os princípios da pós-graduação profissional no Brasil. Desde o último ano, uma série de estratégias institucionais vem sendo adotada com vistas ao fortalecimento do Programa e à progressão para a nota 5 nas próximas avaliações.

Compartilhe:
Veja também