Reunião de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços (PPGEF) da UFMS com pessoal da Universidad Nacional de Quilmes, Argentina

Postado por: Samuel da Silva Souza

 

No dia 09 de outubro de 2024, os professores Edgar Aparecido da Costa (coordenador do curso), Aguinaldo Silva e Milton Augusto Pasquotto Mariani realizaram a primeira missão científica e técnica referente ao Acordo de Cooperação nº 40/2024-UFMS, entre a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e a Universidade Nacional de Quilmes – UNQ (Argentina). A reunião aconteceu na sede daquela universidade, na província de Bernal, na Grande Buenos Aires, Argentina.

Foram três dias de viagem de ida e mais três dias de volta, com direito a passagem por Santo Tomé e Passo de los Libres, cidades-gêmeas do lado argentino com a gaúchas São Borja e Uruguaiana, respectivamente.

Saímos de Corumbá, após votar nas eleições municipais, no dia 06/10 com chegada a Buenos Aires no final da tarde do dia 08/10. O dia 09/10 foi bastante intenso, conforme descrição, a seguir.

Às 9 h., começamos com uma reunião na Sala do Consejo Superior com a Secretaria de Relaciones institucionales, Viviana Anache e Daniel Garcia, responsável da UNQ pelo Acordo de Cooperação.  Na reunião foi apresentada a UNQ e fizemos a apresentação da UFMS e do PPGEF. A secretária de Relações institucionais da UNQ, Viviana Anache, com família tradicional morando em Corumbá, recebeu-nos com elevada cordialidade e atenção.

Em seguida, às 10 h., na Sala 10 DEyA do Consejo Departamental reunimos com a Equipe do Instituto de Estudios Sociales sobre Ciencia y Tecnología. Foram tratados assuntos como alimentos – água, mudanças climáticas e feminismo. Participaram da reunião Sebastian Carenzo, Florencia Trentini e Daniel Garcia. Foram discutidas possibilidades de trabalhos conjuntos e reuniões científicas entre os pesquisadores argentinos com os do PPGEF.

 

Às 11 h., na Sala 10 DEyA do Consejo Departamental reunimos com o Programa Universitario de Incubación Social – Incubadora de Economía, Mercados y Finanzas e Incubadora de Turismo sócio solidario de base comunitaria. Trocamos informações sobre metodologias de incubação, circuitos agroalimentares e circuitos socioeconômicos no turismo. Participaram Henry Chiroque, Estid Cortes, Claudia Diaz, Marian Lizurek e Daniel Garcia. A reunião foi muito proveitosa em termos de possibilidades de trabalhos conjuntos. Interessou-nos, sobremaneira a forma como trabalham a incubação e a interação com produtores rurais na escala territorial da Argentina. Por outro lado, despertou neles o interesse pelo trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal (NEAP) e os estudos desenvolvidos pelo professor Milton Mariani sobre turismo de base comunitária.

As 13.30 h., na Sala 10 DEyA do Consejo Departamental reunimos com a Dirección del Departamento de Economía y Direcciones de carrera. Participaram Rodolfo Pastore, Marian Lizurek, Rodrigo Silva, Guillermina Mendy e Daniel Garcia. Foram discutidas possibilidades de trabalhos em conjunto e o Edital da Capes e Conicet. Apresentamos o PPGEF com foco nos observatórios Migrafron e Obisfron.

Às 14.30 h., na Sala 205 DEyA reunimos com o Observatorio del Sur de la Economía Social y Solidaria – Centro de Desarrollo Territorial e com os cursos de Pos-graduação: Doctorado de Estudios Territoriales, Maestría en Desarrollo y Gestión del Turismo y Especialización en Gestión de la Economía Social y Solidaria. Estiveram presentes: Barbara Altschuler, Daniel Cravacuore, German Dabat, Mara Galmarini, Juan Maskaric, Paula Arzadun e Daniel Garcia. Deste encontro resultaram diálogos muito animadores na direção de ministrar disciplinas em conjunto e de coorientação de dissertações e teses. Discutiu-se a formação de um banco de informações sobre docentes e suas áreas de atuação para agilizar as atividades conjuntas.

Às 16:00 h., realizamos uma visita ao Almacén de la ESS. Fomos recebidos por Henry Chiroque e Daniel Garcia. Foram explicitadas as ações junto às comunidades e o funcionamento do armazém, muito semelhante às feiras da Economia solidária. As conversações avançaram para as possibilidades de estudos comparados e de trocas de experiências.

Por fim, às 17 h., no restaurante universitário, nos reunimos com a Maestría en Desarrollo territorial y urbano, representada por Juana Yaniskowski e Daniel Garcia. As conversas foram extremamente profícuas na direção de trabalhos conjuntos pois a professora trabalha com estudos fronteiriços e ficou muito entusiasmada com a visita. Discutiu-se a possibilidade de uma oficina virtual de apresentação de projetos de pesquisas para início do ano letivo de 2025.

A UNQ é uma das referências em programas de pós-graduação com ensino virtual. Acreditamos que isso facilitará muitas atividades conjuntas em curtíssimo prazo, e que culminará no fortalecimento de ações de internacionalização do PPGEF.