Reunião de pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Estudos Fronteiriços (PPGEF) da UFMS com pessoal da Universidad Nacional de Quilmes, Argentina
No dia 09 de outubro de 2024, os professores Edgar Aparecido da Costa (coordenador do curso), Aguinaldo Silva e Milton Augusto Pasquotto Mariani realizaram a primeira missão científica e técnica referente ao Acordo de Cooperação nº 40/2024-UFMS, entre a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e a Universidade Nacional de Quilmes – UNQ (Argentina). A reunião aconteceu na sede daquela universidade, na província de Bernal, na Grande Buenos Aires, Argentina.
Foram três dias de viagem de ida e mais três dias de volta, com direito a passagem por Santo Tomé e Passo de los Libres, cidades-gêmeas do lado argentino com a gaúchas São Borja e Uruguaiana, respectivamente.
Saímos de Corumbá, após votar nas eleições municipais, no dia 06/10 com chegada a Buenos Aires no final da tarde do dia 08/10. O dia 09/10 foi bastante intenso, conforme descrição, a seguir.
Às 9 h., começamos com uma reunião na Sala do Consejo Superior com a Secretaria de Relaciones institucionales, Viviana Anache e Daniel Garcia, responsável da UNQ pelo Acordo de Cooperação. Na reunião foi apresentada a UNQ e fizemos a apresentação da UFMS e do PPGEF. A secretária de Relações institucionais da UNQ, Viviana Anache, com família tradicional morando em Corumbá, recebeu-nos com elevada cordialidade e atenção.
Em seguida, às 10 h., na Sala 10 DEyA do Consejo Departamental reunimos com a Equipe do Instituto de Estudios Sociales sobre Ciencia y Tecnología. Foram tratados assuntos como alimentos – água, mudanças climáticas e feminismo. Participaram da reunião Sebastian Carenzo, Florencia Trentini e Daniel Garcia. Foram discutidas possibilidades de trabalhos conjuntos e reuniões científicas entre os pesquisadores argentinos com os do PPGEF.
Às 11 h., na Sala 10 DEyA do Consejo Departamental reunimos com o Programa Universitario de Incubación Social – Incubadora de Economía, Mercados y Finanzas e Incubadora de Turismo sócio solidario de base comunitaria. Trocamos informações sobre metodologias de incubação, circuitos agroalimentares e circuitos socioeconômicos no turismo. Participaram Henry Chiroque, Estid Cortes, Claudia Diaz, Marian Lizurek e Daniel Garcia. A reunião foi muito proveitosa em termos de possibilidades de trabalhos conjuntos. Interessou-nos, sobremaneira a forma como trabalham a incubação e a interação com produtores rurais na escala territorial da Argentina. Por outro lado, despertou neles o interesse pelo trabalho desenvolvido pelo Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica do Pantanal (NEAP) e os estudos desenvolvidos pelo professor Milton Mariani sobre turismo de base comunitária.
As 13.30 h., na Sala 10 DEyA do Consejo Departamental reunimos com a Dirección del Departamento de Economía y Direcciones de carrera. Participaram Rodolfo Pastore, Marian Lizurek, Rodrigo Silva, Guillermina Mendy e Daniel Garcia. Foram discutidas possibilidades de trabalhos em conjunto e o Edital da Capes e Conicet. Apresentamos o PPGEF com foco nos observatórios Migrafron e Obisfron.
Às 14.30 h., na Sala 205 DEyA reunimos com o Observatorio del Sur de la Economía Social y Solidaria – Centro de Desarrollo Territorial e com os cursos de Pos-graduação: Doctorado de Estudios Territoriales, Maestría en Desarrollo y Gestión del Turismo y Especialización en Gestión de la Economía Social y Solidaria. Estiveram presentes: Barbara Altschuler, Daniel Cravacuore, German Dabat, Mara Galmarini, Juan Maskaric, Paula Arzadun e Daniel Garcia. Deste encontro resultaram diálogos muito animadores na direção de ministrar disciplinas em conjunto e de coorientação de dissertações e teses. Discutiu-se a formação de um banco de informações sobre docentes e suas áreas de atuação para agilizar as atividades conjuntas.
Às 16:00 h., realizamos uma visita ao Almacén de la ESS. Fomos recebidos por Henry Chiroque e Daniel Garcia. Foram explicitadas as ações junto às comunidades e o funcionamento do armazém, muito semelhante às feiras da Economia solidária. As conversações avançaram para as possibilidades de estudos comparados e de trocas de experiências.
Por fim, às 17 h., no restaurante universitário, nos reunimos com a Maestría en Desarrollo territorial y urbano, representada por Juana Yaniskowski e Daniel Garcia. As conversas foram extremamente profícuas na direção de trabalhos conjuntos pois a professora trabalha com estudos fronteiriços e ficou muito entusiasmada com a visita. Discutiu-se a possibilidade de uma oficina virtual de apresentação de projetos de pesquisas para início do ano letivo de 2025.
A UNQ é uma das referências em programas de pós-graduação com ensino virtual. Acreditamos que isso facilitará muitas atividades conjuntas em curtíssimo prazo, e que culminará no fortalecimento de ações de internacionalização do PPGEF.